Rui Cardoso Martins nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Olivença.
Para Filigrana Editora foi uma beleza estar! Será sempre uma beleza voltar...
DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS.
Olivença celebrou, pelo oitavo ano consecutivo, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
As comemorações começaram às 19h00, na Universidade Popular de Olivença, sendo inauguradas pelo Exmo. Sr. "Alcalde" de Olivença, Manuel J. González Andrade e pelo Professor de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Popular de Olivenza, Eduardo Naharro-Macías Machado.
Olivença: uma identidade bicultural
Manuel J. González Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Olivença, sublinhou no seu discurso a singularidade hispano-portuguesa de Olivença, relembrando que nos últimos anos se tem celebrado o 10 de junho na cidade oliventina, fruto dessa identidade bicultural, idiossincrasia e raízes do povo oliventino.
O valor do bilinguismo e das relações hispano-lusas.
O Professor de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença, Eduardo Naharro-Macías Machado, deu seguimento à jornada. Na sua intervenção, destacou a importância de continuar a trabalhar em prol das relações com Portugal e com todos os membros da CPLP, valorizando a especial identidade de Olivença e o seu lugar no espaço da lusofonia, realçando o bilinguismo como um bem para a terra, especialmente para o futuro dos jovens oliventinos.
A seguir, apresentou o nosso autor, Rui Cardoso Martins, fazendo alusão à sua importante relevância literária, teatral e cinematográfica, como escritor e argumentista, agradecendo a sua presença nas comemorações do Dia de Portugal em Olivença e convidando-o para futuras colaborações.
Passagem pelo Vazio e Outros Contos colige os meus contos editados nos últimos 20 anos em publicações nacionais e estrangeiras, e estão cheios (e vazios, por assim dizer) de tragédias e comédias, crimes, amor, Ocidente, Oriente, furacões e tufões.
Rui Cardoso Martins
Rui Cardoso Martins apresentou em Olivença "Passagem pelo Vazio e Outros Contos", publicado por Filigrana Editora, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas"
Uma alegria imensa e com muitas razões: a cidade, belíssima, manuelina, caminhou nos últimos anos para uma real aproximação do português e do espanhol a níveis linguístico, histórico, cultural, europeísta e de dupla nacionalidade para os seus habitantes. E viário e com várias geminações com as cidades do Nordeste Alentejano. Um exemplo em tempos de terríveis disputas e guerras fronteiriças na Europa. Obrigado á Câmara Municipal e à Universidade Popular de Olivença.
Rui Cardoso Martins
Filigrana Editora
deixa aqui o seu agradecimento à Câmara Municipal de Olivença, à Universidade Popular de Olivença e a todos os presentes nestas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Muito obrigada pelo convite, Olivença! Foi uma beleza estar… Será sempre uma beleza voltar!
O nosso abraço e a nossa gratidão a ti, Rui Cardoso Martins! É mais do que uma honra, é um autêntico privilégio partilhar estes momentos literários contigo e fazer parte da tua última obra "Passagem pelo Vazio e Outros Contos".
O nosso grande obrigado a Joaquim e Ana Rosa Candeias, pelas fotografias e pela generosidade.
Sabores de Portugal da Escola Profissional Dual "La Encina III"
Para fechar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, após a apresentação de "Passagem pelo Vazio e Outros Contos", de Rui Cardoso Martins, os alunos da Escola Profissional Dual "La Encina III" da especialidade de Cozinha e Restauração, ofereceram petiscos de culinária portuguesa a todos os presentes.