"Os últimos putos neo-realistas", o próximo livro de Avelino Bento a ser editado em breve por Filigrana Editora.

06-02-2021

Avelino Bento

Novo livro com memórias da infância.



Avelino Bento, após uma nova tiragem do romance "A Geração que Quis Ser Feliz", prepara a edição da sua última obra "Os Últimos Putos Neo-realistas", um livro onde revisita a infância.

"As histórias que vão ser contadas fazem parte de um reportório de comportamentos de uma geração que ainda herdou uma cultura de meninos na rua. Não falamos aqui de meninos da rua. Estes eram os mais marginalizados, os pobres, os sem-abrigo, os sem cuidados, os que não tinham horas para regressar a lugar algum. Eram o sublupem do lumpemproletariado.  Os outros, os pobretes e alegretes, tinham casas, pequenas é verdade, iam-se alimentando em função da féria semanal que os pais levavam para sustento da família, às vezes festejavam os anos, tinham horas para regressar ao lar e até iam estudar com o sacrifício dos progenitores. Eram estes miúdos que brincavam e faziam as suas traquinices na rua"

Avelino Bento

As ilustrações do livro são obra do próprio autor



"Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão" é um ditado popular que critica, como sabem, quem se mete por caminhos que não conhece ou não domina. Foi o caso. Atrevi-me a ilustrar com desenhos algumas das histórias. São os meus ingénuos desenhos. Bastante naif! Mas creio que estou perdoado, no fundo o espírito naif está associado à espontaneidade e à ingenuidade, muito do que caracterizava os últimos putos neo-realistas, segundo o meu amigo cientista social. Afinal ainda sou um deles".

Avelino Bento




Encomende o seu exemplar!

Pode encomendar as obras de Avelino Bento, o romance A Geração que Quis ser Feliz e No Rio… Onde Começa o Mar (poesia), autografadas e com dedicatória personalizada, através da nossa livraria virtual ou entrando em contacto com o seu autor, Avelino Bento.

As obras de Avelino Bento também se encontram disponíveis nas plataformas Wook e Bertrand.