O evento LITERATURA NA EUROBEC apresenta três autores de Filigrana Editora

26-04-2023

Na Biblioteca Municipal de Elvas, Dra. Elsa Grilo. Saiba aqui mais sobre os autores e as suas obras

Com o apoio do Município de Elvas, da Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo e da EuroBEC.

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe a iniciativa "Literatura na EuroBEC"- Apresentação de três autores e suas obras, a 3 de maio, pelas 18h00. 

A atividade irá contar com a presença dos autores Ethel D'Assa Castel-Branco, Luis Maia e Amelia Bravo Vadillo, que representam as três localidades da EuroBEC, Elvas, Badajoz e Campo Maior.

A iniciativa tem entrada livre de público.

Luís Maia
Luís Maia

Filhos da Madrugada 

de Luís Maia

Uma história carregada de emoções, drama, paixão e muito suspense. 

Filhos da madrugada foram aqueles que durante anos fizeram do contrabando uma forma de sustento para as suas vidas, carregando mochilas durante quilómetros, entregues à sorte e ao destino, sem saber o que lhes esperava cada vez que deixavam para trás o seu lar e a sua família.

Tudo começa com uma aventura de amigos que, como tantas outras crianças, estavam sedentos de descoberta, até o dia em que surge uma que acabará por marcar a sua infância e a suas vidas. Já adultos, uma nova descoberta traz à tona as memórias do passado. Uma história de contrabandistas que não têm outra alternativa para alimentar as suas famílias, apesar dos perigos da raia com a fuga dos refugiados no final da guerra civil de Espanha.

Em 1732, com o rebentamento do paiol e a vila arrasada, D. João V envia para Campo Maior 300 moedas de ouro, tendo apenas sido utilizadas 200, e um cofre com 100 fica bem guardado à espera de que o Rei visite a vila e as leve consigo. Essa visita não aconteceu e as moedas ficam escondidas durante 211 anos, até 1943, um ano depois das Monjas Concepcionistas regressarem a Campo Maior e iniciarem a recuperação do convento. É durante esta restauração que um manuscrito com a indicação do paradeiro do cofre chega às mãos destes contrabandistas.

Durante esta procura é feito um plano para ludibriar guardas, refugiados e vilões. Uma aventura onde surge uma história de amor, drama e muito suspense. Uma história que une a literatura ao património, escrita por um autor que ama a sua terra natal. 

Ethel D´Assa Castel-Branco
Ethel D´Assa Castel-Branco

Vidas de Espuma, de Ethel D´Assa Castel-Branco

Laura era uma dessas mulheres sofridas que já havia vivido duas vidas numa só. Por isso, decidira, agora na meia-idade, aventurar-se num desconhecido longínquo em busca da felicidade e do amor. Consigo levava apenas bagagem de coração, para que as memórias do seu Alentejo com a planície a roçar o céu, ou do Tejo a beijar a baixa lisboeta, ou ainda do Atlântico a convidar ao sonho e à esperança, a envolvessem e embalassem nas horas de maior inquietude.

Sensível, romântica e crítica, Laura não queria mais ser cúmplice de um modo de vida vazio, feito de individualismo e passividade, de correria desenfreada para nenhures, apenas em troca de supérfluas materialidades.

Ousada e aventureira, dispõe-se a partir para a Índia, sob um apelo que há muito a habita e que parece vir dos confins da alma. Em Varanasi, Laura, pretende conciliar-se consigo própria, crescer espiritualmente e aceitar o que o destino coloca no seu caminho.

Sedenta de um sentido para a sua existência, marcada por desgostos e tragédias, persiste em não desistir de viver e em encontrar de novo o amor.

Amelia Bravo Vadillo
Amelia Bravo Vadillo

Poemas da Ilha do Sândalo e Outros Versos, de Amelia Bravo Vadillo

A autora nasceu em Badajoz (Espanha) em 1973. Reside no Alentejo, em Campo Maior (Portugal), vila raiana e infinita, onde desenvolve a sua atividade como editora e tradutora.

Mas não são só estes dois países e seus respetivos idiomas que conformam a sua maneira de entender e de olhar o mundo. Timor-Leste, um paraíso situado no Sudeste Asiático, os seus sorrisos, as suas paisagens e o seu azul permanecerão para sempre no seu ADN, inspirando muitos dos seus poemas.

É precisamente esta mestiçagem de línguas e culturas o que define este poemário, cujos versos brotam no idioma que eles próprios escolheram como língua materna, o espanhol ou o português.

A autora tem publicado em diversas antologias de relato, miniconto e poesia em Espanha, Portugal e Porto Rico, sendo galardoada com diferentes menções e prémios literários.