O Dia do I Encontro de Escritores de Filigrana Editora com António Manuel Ribeiro. (Fotos de Joaquim Candeias)

30-05-2023

Uma família unida pelas Letras, a Música e a Amizade.


I ENCONTRO DE ESCRITORES DE FILIGRANA EDITORA


No passado sábado, 27 de maio de 2023, celebramos o I Encontro de Escritores de Filigrana Editora, com António Manuel Ribeiro, dos UHF, como autor convidado.

Foi um dia repleto de bons momentos, música, poesia, histórias e amizade.

Um grande obrigado a todos os nossos escritores, aos amigos e leitores que acompanharam o encontro, ao Município de Campo Maior, ao Centro de Ciência do Café, à Adega Mayor e à Curpi pelo apoio nesta iniciativa.

Este I Encontro de Escritores de Filigrana Editora foi um sucesso, graças ao vosso trabalho e à vossa paixão.


"O sonho continua à janela, com o seu cabelo à Lua"



Um Encontro inserido na Feira do Livro de Campo Maior

O I Encontro de Escritores de Filigrana Editora teve lugar no dia 27 de maio de 2023, um evento que fechou a Feira do Livro de Campo Maior.

O programa para os nossos escritores constou de diversas atividades: Visita à Adega Mayor, Visita ao Centro de Ciência do Café, Almoço na Curpi de Campo Maior e  Visita ao Museu das Flores, terminando na Casa dos Assentos de Campo Maior, num evento público, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos literários, de partilhas de experiências de vida e da música e excelente companhia de um dos maiores referentes musicais do país, António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, compositor e escritor. 

Visita à Adega Mayor
CAMPO MAIOR


"A Adega Mayor estende-se ao longo de 350 hectares de montado de azinho, galerias ribeirinhas e campos agrícolas.

No topo do terraço panorâmico, avista-se, na linha do horizonte, a vinha, o olival da Herdade, Espanha e a Serra de Portalegre. Com um olhar contemporâneo reinventa-se a arte de bem viver.

Uma Adega com uma missão:

CELEBRAR A VIDA E A CULTURA PORTUGUESA ATRAVÉS DE VINHOS E PESSOAS,COM O COMPROMISSO DE ENTREGAR ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES UMA TERRA MELHOR DO QUE AQUELA QUE HERDÁMOS."

O nosso grupo de escritores visitou à Adega Mayor, o espaço ideal para fazer um brinde à vida, aos novos projetos e a amizade!

Visita ao Centro de Ciência do Café

CAMPO MAIOR

"O Centro de Ciência do Café é um espaço moderno que alia conhecimento, divulgação técnico-científica, informação e atividades interativas. Pretende divulgar a cultura do café, promover espaços dinâmicos do conhecimento e do lazer, onde se estimule a curiosidade e o desejo de aprender."

O I Encontro de Escritores Filigrana Editora continuou com a visita ao Centro de Ciência do Café, um local magnifico que desperta os nossos cinco sentidos.

Na Curpi de Campo Maior

O NOSSO ALMOÇO


Nada como o prazer das boas conversas junto da boa comida. 

Foi o momento de nos conhecermos melhor, de falar dos nossos projetos, de trocar impressões e contactos, do surgimento de ideias para concretizar num futuro próximo, de descobertas, de juntar as nossas experiências para realizar outras muitas em comum. 

Visita ao Museu das Flores

CAMPO MAIOR

"Recentemente inaugurado o Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores, instalado no mesmo espaço do Museu Aberto, pretende dar a conhecer ao visitante a história por detrás de um dos maiores eventos de cultura popular de Portugal.
As origens e a história das Festas do Povo, a forma como elas se organizam, a magia da noite da enramação e a beleza das flores de papel feitas pelas mãos dos campomaiorenses..."

Um momento inesquecível, cheio de tradição, música, dança, beleza, alegria e partilha.

Uma festa de flores de papel

Nas galerias da Casa do Assento, justo antes de começar o evento público deste I Encontro de Escritores de Filigrana Editora, ainda tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a arte de fazer flores de papel.

I Encontro de Escritores de Filigrana Editora, com António Manuel Ribeiro.

Nas galerias da Casa do Assento, escritores, leitores e amigos reuniram-se para desfrutar de uma tarde transbordante de poesia, música e vida.

António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, compositor e escritor, foi o nosso convidado especial neste I Encontro. 

O nosso obrigado a António Manuel Ribeiro, pelos magníficos momentos que vivemos graças ao seu talento e à sua qualidade humana. 

Abertura à cargo de Jorge Grifo, Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior

O Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, marcou presença neste I Encontro de Escritores de Filigrana Editora e abriu a sessão, para dar as boas-vindas a todos os presentes no mesmo, num caloroso discurso, onde não faltaram palavras de afeto para António Manuel Ribeiro, os escritores, o público presente e a Editora Filigrana.

O nosso obrigado ao Presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, pela sua participação neste evento, à vereadora Fátima Vitorino e ao Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora Expectação, Hugo Milton,  também  presentes deste I Encontro de Escritores de Filigrana Editora.

António Manuel Ribeiro, um homem de palavra.

Começamos assim, da melhor maneira, este evento na Casa do Assento, com António Manuel Ribeiro, o nosso autor convidado.

Palavras, experiências de vida, música... momentos com um sabor especial, momentos de grande cumplicidade, olhos nos olhos.

Descobrimos assim a parte mais humana do artista, o seu compromisso com a cultura e a justiça, a humildade das almas grandes, o génio criativo de um artista que nos convidou a cantar, a manter o sonho de querer transformar o mundo num lugar melhor.

Muito obrigado, Manuel António Ribeiro, por estes momentos, por esta experiência irrepetível!

Fotos de Joaquim Candeias no I Encontro de Escritores de Filigrana Editora

(Com legendas de excertos de algumas das canções cantadas por uma lenda da música, António Ribeiro)

Muito obrigado a todos!

Filigrana Editora agradece a todos os que fizeram possível este I Encontro de Escritores de Filigrana Editora.

Muito obrigado pelo apoio a esta iniciativa ao Município de Campo Maior, ao Centro de Ciência do Café, à Adega Mayor, à Curpi, ao Museu das Flores, à Biblioteca Municipal João Dubraz, a todos os escritores que formaram parte desde I Encontro, de maneira presencial ou a distância, e a todos os leitores e amigos que nos acompanharam e nos acompanham cada dia.

Um obrigado especial de todos nós para Manuel António Ribeiro.