DE PASSAGEM, de Paulo Costa, foi apresentado no dia 25 de maio, na Feira do Livro de Campo Maior
O LIVRO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA LIVRARIA DO SITE DE FILIGRANA EDITORA
DE PASSAGEM é também uma magnífica visita guiada ao património histórico de Campo Maior
DE PASSAGEM, de Paulo Costa
DE PASSAGEM, de Paulo Costa, foi apresentado no último dia da Feira do Livro de Campo Maior, nas Galerias do Museu Aberto.
Três mulheres.
Uma casa, uma escola, uma vila.
Três histórias individuais que encaixam numa história coletiva. Nove meses de ano letivo, a chuva e sol a acompanhar os estados da alma e, de passagem demorada, a paisagem da Vila de Campo Maior, ora colorida e vibrante, ora monótona e fria…
Uma prosa que cativa pelas suas deliciosas metáforas, pelas suas inesperadas comparações, pela pormenorizada descrição dos ambientes e pela combinação subtil em que imagens e sons, impressões subjetivas e acontecimentos, ressoam na mente do leitor, ajudando-o a entranhar-se no universo ficcional.
O autor, Paulo Costa
Paulo Gomes Henriques da Costa nasceu em Tourigo, concelho de Tondela, em 1967.
Licenciou-se em Humanidades na Universidade Católica, em Viseu, em 1989, e nesse ano começou a sua carreira de professor de Português.
Em 1992, efetivou na Escola Secundária de Campo Maior, desempenhando a sua função de docente e dedicando muito do seu tempo a atividades de promoção de língua e literatura portuguesas.
Apesar de ser a sua primeira publicação, tem-se aventurado na escrita de contos e de poesia.
Tem publicado artigos em diferentes revistas, como "Memória Alentejana" ou "O Lusitano de Zurique".
Foi membro e presidente do júri do concurso literário Hugo Santos, patrocinado pelo Município de Campo Maior.
A ilustradora, Elisabete Matias
A capa do livro é da autoria da Designer, Ilustradora e Docente de EV, Elisabete Matias.
Estamos perante um trabalho que fascina, pela sua personalidade, pelo seu carácter, onde as cores conversam entre si e espalham história e identidade cultural.
Um amarelo soalheiro, prenhe de seara e de silêncio, que desperta o desejo de escutar as vozes que, ora sussurram, ora gritam, no interior do livro.
A apresentação…
O Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, abriu a sessão da apresentação do livro, que correu a cargo do Professor Filipe Saraiva (Instituto Politécnico da Guarda). A Professora Luísa Fernandes (Escola de Albergaria-a-Nova) também participou na apresentação, oferecendo o seu testemunho, uma vez que esteve deslocada no Agrupamento de Escolas de Campo Maior durante dois anos e sentiu-se absolutamente identificada com as vivências que a obra relata.
Paulo Costa, o autor de "DE PASSAGEM", fechou a sessão do lançamento nas Galerias do Museu Aberto de Campo Maior.
Na fotografia…
A ilustradora de "DE PASSAGEM", Elisabete Matias, Amelia Vadillo (Filigrana Editora), Fátima Vitorino (vereadora), Professor Filipe Saraiva, Luís Rosinha (Pres. Câmara Municipal de Campo Maior), São Silveirinha (vereadora), Paulo Costa (autor de "DE PASSAGEM"), Professora Luísa Fernandes, Paulo Pinheiro (vereador) e Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal.