Convite para a apresentação do livro "Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" de Amelia Bravo Vadillo

01-09-2022

VEJA AQUI O PROGRAMA COMPLETO

Sobre o livro


"Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" não é um livro bilingue. Este poemário, que nasceu sob o feitiço da Ilha de Timor, é fruto de uma mestiçagem de línguas e culturas. Os seus versos brotam no idioma que eles próprios escolheram como língua materna, o espanhol ou o português.

Nestas duas línguas ibéricas, estes poemas percorrem diversas geografias humanas e terrestres , na linguagem universal da Poesia e com a liberdade que lhe é inerente, numa viagem com múltiplas paragens, como o amor, a saudade, a memória, os poetas, a lua, a mulher… e um destino perpétuo: a beleza incomensurável da Ilha do Sândalo, o lugar de onde nunca mais se regressa, Timor-Leste.

Programa Encontro em Homenagem a Timor-Leste

A apresentação do livro "Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" de Amelia Bravo Vadillo, editado por Filigrana Editora, contará com a presença de Lurdes Bessa (Embaixadora de Timor-Leste na Suíça, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Democrática de Timor-Leste junto do Principado do Mónaco e Representante Permanente junto dos escritórios das Nações Unidas e outras organizações em Genebra), autora do prefácio da obra.

Estarão também presentes no evento a Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Amaral Guterres, a Embaixadora Marina Ribeiro Alkatiri- Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP, o Dr. Mari Alkatiri (Ex-Primeiro Ministro de Timor-Leste), Loro Horta (Filho do Presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta), o Deputado da Assembleia da República Portuguesa Ricardo Pinheiro, Padre Vítor Melícias (nomeado comissário Nacional para o Apoio à Transição em Timor-Leste em 1999), o Dr. Rui Silva (nomeado Coordenador Geral da Missão Humanitária Portuguesa em Timor-Leste em 1999), entre outras personalidades, entidades, amigos de Timor-Leste e da autora, no que se pretende um encontro de celebração deste maravilhoso país situado no Sudeste Asiático.

O realizador Francisco Manso, membro da Academia Portuguesa de Cinema
O realizador Francisco Manso, membro da Academia Portuguesa de Cinema

FRANCISCO MANSO, o realizador do documentário LUSITÂNIA EXPRESSO, estará connosco na Homenagem a Timor-Leste em Campo Maior.

A visualização do documentário "Lusitânia Expresso" está inserida dentro do Programa em Homenagem a Timor-Leste, no dia 8 de outubro, no Auditório do Centro Escolar Rui Nabeiro, pelas 16H00.

DOCUMENTÁRIO "LUSITÂNIA EXPRESSO"
Na sequência do massacre levado a cabo por militares indonésios a 12 de Novembro de 1991 no cemitério de Santa Cruz em Díli, Timor Leste, estudantes de vários países do mundo realizaram uma arriscada viagem marítima que ficou conhecida por missão "Paz em Timor". 

A viagem atribulada do "Lusitânia Expresso" ficou como um marco na história da luta pela libertação e pela independência de Timor Leste, que se concretizou dez anos depois, em 2002 .

Os timorenses não esquecem a viagem do "Lusitânia Expresso".

Na mesma sessão será exibido um teaser trailer da série "ABANDONADOS", que se baseia no livro "Timor na Segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" e irá estrear na RTP.

"ABANDONADOS" é uma história esquecida, de coragem, de sacrifício sobre-humano, ocorrida em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão.

Almoço Convívio

Terá lugar um almoço convívio sujeito a reserva prévia em infofiligrana@filigrana-editora.pt na Quinta das Argamassas, situado nas proximidades do Centro de Ciência do Café, onde será realizada a apresentação do livro.

Este almoço convívio foi pensado com o intuito de facilitar um espaço que pudesse receber todos os interessados em participar no que, sem dúvida, será uma belíssima oportunidade para reencontros e partilhas.

É a única parte do programa sujeita a reserva prévia, sendo imprescindível a sua marcação e pagamento até ao dia 27 de setembro de 2022.

Em infofiligrana@filigrana-editora.pt receberá toda a informação para efetuar a sua reserva.



Exposição em Homenagem a Timor-Leste

No Agrupamento de Escolas de Campo Maior, será inaugurada a Exposição em Homenagem a Timor-Leste, com a colaboração de:

- Associação Tane Timor-Amparar Timor- do Porto: ARTESANATO DE TIMOR-LESTE

- Arquiteto João Tolentino: ARQUITETURA TRADICIONAL TIMORENSE

- Prof. Jorge Santos: Fotografia- TIMOR - A ILHA FEITICEIRA

. Tenente Coronel Luís Candeias: COLEÇÃO PARTICULAR

- Prof. Lígia Braz: COLEÇÃO PARTICULAR


Organiza:

Com o apoio de: