Convite para a apresentação do livro "Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" de Amelia Bravo Vadillo
VEJA AQUI O PROGRAMA COMPLETO
Sobre o livro
"Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" não é um livro bilingue. Este poemário, que nasceu sob o feitiço da Ilha de Timor, é fruto de uma mestiçagem de línguas e culturas. Os seus versos brotam no idioma que eles próprios escolheram como língua materna, o espanhol ou o português.
Nestas duas línguas ibéricas, estes poemas percorrem diversas geografias humanas e terrestres , na linguagem universal da Poesia e com a liberdade que lhe é inerente, numa viagem com múltiplas paragens, como o amor, a saudade, a memória, os poetas, a lua, a mulher… e um destino perpétuo: a beleza incomensurável da Ilha do Sândalo, o lugar de onde nunca mais se regressa, Timor-Leste.
Programa Encontro em Homenagem a Timor-Leste
A apresentação do livro "Poemas da Ilha do Sândalo e outros versos" de Amelia Bravo Vadillo, editado por Filigrana Editora, contará com a presença de Lurdes Bessa (Embaixadora de Timor-Leste na Suíça, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Democrática de Timor-Leste junto do Principado do Mónaco e Representante Permanente junto dos escritórios das Nações Unidas e outras organizações em Genebra), autora do prefácio da obra.
Estarão também presentes no evento a Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Amaral Guterres, a Embaixadora Marina Ribeiro Alkatiri- Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP, o Dr. Mari Alkatiri (Ex-Primeiro Ministro de Timor-Leste), Loro Horta (Filho do Presidente de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta), o Deputado da Assembleia da República Portuguesa Ricardo Pinheiro, o Padre Vítor Melícias (nomeado comissário Nacional para o Apoio à Transição em Timor-Leste em 1999), o Dr. Rui Silva (nomeado Coordenador Geral da Missão Humanitária Portuguesa em Timor-Leste em 1999), entre outras personalidades, entidades, amigos de Timor-Leste e da autora, no que se pretende um encontro de celebração deste maravilhoso país situado no Sudeste Asiático.
FRANCISCO MANSO, o realizador do documentário LUSITÂNIA EXPRESSO, estará connosco na Homenagem a Timor-Leste em Campo Maior.
A visualização do documentário "Lusitânia Expresso" está inserida dentro do Programa em Homenagem a Timor-Leste, no dia 8 de outubro, no Auditório do Centro Escolar Rui Nabeiro, pelas 16H00.
A viagem atribulada do "Lusitânia Expresso" ficou como um marco na história da luta pela libertação e pela independência de Timor Leste, que se concretizou dez anos depois, em 2002 .
Os timorenses não esquecem a viagem do "Lusitânia Expresso".
Na mesma sessão será exibido um teaser trailer da série "ABANDONADOS", que se baseia no livro "Timor na Segunda Guerra Mundial - Diário do Tenente Pires" e irá estrear na RTP.
"ABANDONADOS" é uma história esquecida, de coragem, de sacrifício sobre-humano, ocorrida em Timor durante a II Guerra Mundial, com a invasão do Japão.
Almoço Convívio
Terá lugar um almoço convívio sujeito a reserva prévia em infofiligrana@filigrana-editora.pt na Quinta das Argamassas, situado nas proximidades do Centro de Ciência do Café, onde será realizada a apresentação do livro.
Este almoço convívio foi pensado com o intuito de facilitar um espaço que pudesse receber todos os interessados em participar no que, sem dúvida, será uma belíssima oportunidade para reencontros e partilhas.
É a única parte do programa sujeita a reserva prévia, sendo imprescindível a sua marcação e pagamento até ao dia 27 de setembro de 2022.
Em infofiligrana@filigrana-editora.pt receberá toda a informação para efetuar a sua reserva.
Exposição em Homenagem a Timor-Leste
No Agrupamento de Escolas de Campo Maior, será inaugurada a Exposição em Homenagem a Timor-Leste, com a colaboração de:
- Associação Tane Timor-Amparar Timor- do Porto: ARTESANATO DE TIMOR-LESTE
- Arquiteto João Tolentino: ARQUITETURA TRADICIONAL TIMORENSE
- Prof. Jorge Santos: Fotografia- TIMOR - A ILHA FEITICEIRA
. Tenente Coronel Luís Candeias: COLEÇÃO PARTICULAR
- Prof. Lígia Braz: COLEÇÃO PARTICULAR