ASSIM FOI A APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ACEITAR, TRABALHAR, ACREDITAR - A PROVA DE RESILIÊNCIA DE PAULO DIAS"

09-04-2024

UM DIA EXTRAORDINÁRIO!

Continuar a trabalhar, continuar a acreditar na sua evolução... é o objetivo prioritário de Paulo Dias para atingir um objetivo que considera maior: Ajudar os outros!  Ajudar a comunidade!

A sua missão já está a dar frutos: O valor íntegro das vendas do livro reverte para a Associação De Solidariedade Social "Coração Delta", de Campo Maior.

ACEITAR, TRABALHAR, ACREDITAR- A prova de resiliência de Paulo Dias

Exatamente sete anos depois daquele dia em que Paulo Dias foi vítima de um gravíssimo e totalmente inesperado problema de saúde, teve lugar a apresentação do livro que conta o seu percurso até à sua milagrosa recuperação.

Assim, no dia 7 de abril, no Centro de Ciência do Café de Campo Maior, abraçado pela  família, amigos, muitos dos profissionais que trabalharam na sua reabilitação e da família Nabeiro, Paulo Dias partilhou com todos a sua história, uma enorme prova de resiliência, uma fonte de inspiração, um exemplo a seguir por todos aqueles que poderão estar passando por momentos complicados de saúde.


Uma história de superação escrita por Cláudia Poeiras.

Cláudia Poeiras nasceu no magnífico ano de 1982, na planície alentejana, Campo Maior.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas em Português e Francês, pela Universidade de Évora, sendo especializada nas vias de português como Língua Estrangeira e em Expressão e Comunicação e continuou a sua formação fazendo Mestrado em Estudos Ibéricos na mesma Instituição de Ensino. É adita à História de Portugal, à Literatura e à Cultura portuguesas, desenvolvendo vários projetos nesse âmbito. 

Cláudia Poeiras trabalhou durante ano e meio para reunir os diversos testemunhos apresentados na obra, um tempo que foi muitas vezes doloroso, por ter de reviver os momentos mais trágicos do percurso de Paulo Dias, amigo de longa data. Mas, isso nunca a fez desistir. A luz, no fim, impera sobre as sombras nesta prova de resiliência. O segredo está em ACREDITAR!

Os pais de Paulo Dias, Joana e António, os seus irmãos, Joaquim, Feliciano, João e Natália, Dionísia Gomes (colega e amiga de Paulo), o Dr. Pacheco (o médico amigo), D. Amélia Nabeiro e o próprio Paulo prestam os seus testemunhos nesta obra que é, sem dúvida, uma fonte de inspiração para todos.

O prefácio da obra, da autoria do Sr. João Manuel Nabeiro.

"É raro refletirmos sobre a fragilidade da nossa existência ou na força interior que cada um tem para superar os desafios mais árduos da vida, em especial, nos momentos em que nos sentimos em paz. A narrativa do Paulo Dias vai além de uma mera sequência de eventos, inspirando-nos a refletir sobre o potencial que os seres humanos possuem para lidarem, superarem e aceitarem as adversidades mais duras da sua existência. Ao partilhar esta narrativa, convido-os a imergirem no caminho de um amigo e a ponderarem sobre o verdadeiro sentido da resiliência, da superação e do amor.
O Paulo é, desde há muito, uma pessoa sobejamente estimada pela nossa família. Acompanhou-me, assim como a outros membros da família Nabeiro, em momentos significativos das nossas vidas, oferecendo o seu apoio e demonstrando uma dedicação inabalável. Acompanhou o meu saudoso pai, o Comendador Rui Nabeiro, e a D. Alice, minha mãe, em fisioterapias e consultas médicas, de forma incansável. Foi, durante vários anos, meu personal trainer e da Amélia, a minha esposa, incentivando-nos a melhorar o nosso bem-estar em cada dia.

O Paulo esteve sempre lá. E continua a estar. A sua presença tem sido uma constante nas nossas vidas! Recordo-me, como se fosse hoje, dos momentos que tanto eu como a Amélia passámos com ele, na memorável viagem pelos caminhos de Santiago, em setembro de 2016. Esta viagem inesquecível, pelo cariz espiritual que lhe está associado, fortaleceu ainda mais a nossa amizade e admiração mútua.

Contudo, a vida, na sua trajetória imprevisível, colocou o Paulo diante de um desafio colossal. Em 7 de abril de 2017, sofreu um AVC, que ameaçou inesperadamente a sua vida. Não queríamos acreditar que o Paulo, sempre cheio de força, energia e vigor, estava agora entre a vida e a morte. A situação diagnosticada era séria e os tratamentos médicos, embora cruciais, eram apenas o início de um extenso percurso de recuperação.

Este livro é um relato dessa caminhada, narrado com a profundidade e proximidade que só alguém muito próximo do Paulo poderia oferecer. Desde a sua infância até o momento da sua maior provação, acompanhamos a história de um homem que enfrentou a adversidade com uma força e uma resiliência que são verdadeiras fontes de inspiração.
Durante todo o seu processo de recuperação, tanto eu como a minha família estivemos ao lado do Paulo. A batalha que enfrentou, transformou-se na nossa própria batalha, a sua dor, a nossa dor. Porém, também, a sua vitória se transformou na nossa vitória.

O apoio que tivemos o privilégio de prestar ao Paulo durante esse período tão desafiante da sua vida, e que nos permitiu aprender tanto, foi um reflexo da profunda estima que nutrimos por ele, mas também é fruto dos valores que a nossa família sempre prezou: solidariedade, proximidade, amizade e uma crença inabalável na capacidade de superação do ser humano.
A resiliência do Paulo, a sua capacidade de aceitar a sua nova realidade sem nunca desistir de lutar para se superar, é uma lição valiosa para todos nós. Este livro não é somente a sua história. Mais do que isso, este livro é uma homenagem à capacidade inerente aos seres humanos, de enfrentarem as adversidades com coragem e amor.

Espero que encontrem inspiração na caminhada do Paulo, que se constitui como um lembrete de que, mesmo nos momentos mais escuros, há sempre uma luz de esperança e a possibilidade de emergirmos ainda mais fortes."

João Manuel Nabeiro

Fátima Lopes, convidada especial.

A apresentadora de televisão Fátima Lopes participou na apresentação do livro "ACEITAR, TRABALHAR, ACREDITAR- A prova de resiliência de Paulo Dias", uma resiliência que ela já conhecia e segue de perto.

No evento, que serviu também para homenagear a memória do saudoso Sr. Rui, foi visionado um excerto do programa que a apresentadora dedicou a Paulo Dias e a sua história, ainda em vida do Sr. Comendador.

Fátima Lopes fez questão de acompanhar neste dia o Paulo, por quem sente uma grande estima, valorizando a sua força, a sua coragem e a sua capacidade de superação.


Patrícia Carriço
Patrícia Carriço
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha

Patrícia Carriço apresentou o evento.

Patrícia Carriço apresentou o evento da apresentação do livro "ACEITAR, TRABALHAR, ACREDITAR- A prova de resiliência de Paulo Dias", escrito por Cláudia Poeiras e publicado por Filigrana Editora, que teve lugar no dia 7 de abril de 2024 no Centro de Ciência do Café de Campo Maior.

Numa tarde repleta de emoção, Patrícia Carriço conduziu todos os momentos da apresentação, onde não faltaram as palavras de carinho e admiração dirigidas a Paulo Dias por parte do Sr. João Manuel Nabeiro e o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, além de uma belíssima surpresa musical, protagonizada por Alexandre e Nádia, sobrinha de Paulo Dias.


Alexandre e Nádia
Alexandre e Nádia

Um texto imperdível do Prof. Paulo Costa

"A vida nem sempre é um percurso retilíneo que se possa percorrer sob o sol ameno de uma tarde de primavera.

Quantas vezes, quando menos se espera, um aguaceiro frio ou uma trovoada assombram a viagem que, por si só, já, muitas vezes, se torna difícil devido às muitas solicitudes do quotidiano.

Nestas circunstâncias, há que nos proteger, ganhar fôlego e prosseguir viagem, sabendo que a situação é passageira e que tudo voltará à normalidade.

Contudo, a vida ainda consegue ser mais madrasta e trazer inesperadas surpresas, mesmo quando tudo corre bem. Mesmo quando tudo se conjuga para a felicidade ser completa: o trabalho, a família, os amigos.

No momento seguinte, o nada, a escuridão, ausência de tudo, de todos, do eu. Basta um segundo e deixamos de existir, de sermos nós.

Quando se acorda de um pesadelo desta dimensão, não sabemos quem somos nem o que fomos. Tudo deixa de existir. O eu, os outros.

E agora?

A resposta encontra-se no Paulo!

O Paulo começou a trabalhar muito cedo no Grupo Nabeiro demonstrando as suas capacidades profissionais, aliadas às pessoais que sempre contribuíram para o reconhecimento da família Nabeiro. Era um profissional exemplar, pronto a ajudar qualquer um no que pudesse e sempre disponível com a sua boa disposição a alegrar todos os momentos de convívio.

O Paulo era reconhecido pelo seu trabalho, pela sua dedicação à comunidade e pela capacidade de estar presente quando fosse solicitado.

E um dia a notícia chegou: o Paulo estava em coma devido a um terrível AVC. As esperanças de sobrevivência eram poucas e depois poucas restavam na sua recuperação.

Estatisticamente, há poucos casos de sucesso em acidentes de AVC deste grau. Mas o Paulo, com o apoio da família, de muitos amigos e de profissionais, conseguiu superar aquilo que poucos acreditavam.

Não se tratou de uma chuva fria ou de uma tempestade que se abateu sobre o Paulo. Foi a noite que lhe caiu em cima, em cima de toda a família, de toda a vila de Campo Maior.

Hoje, o Paulo faz uma vida independente, voltou a colaborar na comunidade com os seus conselhos de anos de experiência na Prevenção Precoce do Coração Delta e tenta fazer uma vida o mais normal possível.

Não acordou e era uma manhã de sol. Não. O Paulo lutou, lutou muito para conseguir alcançar o que tem. Sofreu muito para conseguir dar um passo. E depois outro. E depois outro.

Muito devagar, com muitos sacrifícios, foi avistando o sol ao longe, ténue, sem força. Mas a sua coragem e determinação levaram-no a dar mais um passo e chegar até aqui.

O Paulo aceitou a sua condição, trabalhou imenso e acreditou que era possível.

Nos momentos difíceis da vida, quando há chuva fria, trovoada assustadora ou noite escura, devemos aceitá-las, lutar para as superar e acreditar que o dia de amanhã será melhor."

Paulo Costa


As fotos do evento... por Joaquim Candeias