Assim foi a apresentação do livro "POEMAS A PORTALEGRE … e não só" na Capital do Distrito

04-04-2022

O Auditório do Museu da Tapeçaria Guy-Fino transbordou de POESIA

3 DE ABRIL DE 2022 - PORTALEGRE

"A poesia é o transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção recordada num estado de tranquilidade" (William Wordsworth).

Não encontramos uma melhor forma de definir o que aconteceu ontem na apresentação do livro POEMAS A PORTALEGRE ... e não só, de Manuel Alberto Carvalho Morujo, num Museu emblemático da cidade, onde cada uma das pessoas que nos acompanharam levavam consigo o verso, a rima, a musicalidade da sua terra e das suas memórias.

Filigrana Editora e o autor, Manuel Morujo, agradecem a todos os presentes nesta apresentação o carinho com que receberam esta obra. Foi uma tarde maravilhosa que ficará para sempre na nossa memória, uma tarde de sentimentos intensos, sem dúvida. O nosso obrigado, Portalegre!



Com a preciosa colaboração da Câmara Municipal de Portalegre

O nosso mais profundo obrigado à Exma. Sra. Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, que abriu a sessão com um discurso sempre afetuoso, onde valorizou a história, as memórias, a identidade da cidade e o seu grande património humano e cultural, o orgulho de ser portalegrense…

Presentes também neste evento, estiveram o Exmo. Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, António Casa Nova, e a Exma. Sra. Vereadora da Cultura, Laura Galão.

O nosso obrigado pela disponibilidade, pelo compromisso, pela calorosa acolhida...

O Museu da Tapeçaria de Portalegre- Guy Fino

A apresentação do livro teve lugar neste emblemático Museu da Cidade. Um imenso privilégio apresentar estes poemas, dedicados à cidade de Portalegre, neste espaço que abraça tanta tradição, tanta arte e tanta beleza!

No fim do evento, ainda tivemos mais um mimo: a acompanhar o café, a maravilha das boleimas de Portalegre!

Um enorme obrigado a todos os colaboradores do Museu, pela simpatia com que nos receberam.


Aurélio Bentes Bravo, o autor do vídeo que encheu de beleza e saudade o Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre

Só com a sensibilidade de um grande artista é possível trazer à memória, com esta mestria, os tempos vividos nesta cidade nas décadas passadas… Quanta poesia, quanta vida condensada em apenas oito minutos de projeção!  Um trabalho impecável, comovente e tão belo que estremece, pela escolha das imagens, da música, do ritmo… Obrigado, Professor Bentes, pela generosidade, por este momento que foi, sem dúvida, marcante para todos. 

Não deixem de ver o vídeo aqui:

O Prof. Luís Pargana, autor do prefácio, responsável pela seleção e a organização dos poemas, apresentou a obra.

Deixamos aqui alguns excertos da sua brilhante intervenção:

Ler estes "Poemas a Portalegre" é fazer uma viagem pela nossa cidade.

Este livro é uma verdadeira visita guiada, não só nos espaços, nos locais, nas ruas, nas praças, nos jardins, nos cafés, nas tascas, nos teatros, nas feiras e romarias, nas paisagens tão nossas, tão portalegrenses… 

(...)

É uma síntese de vivências, de esperanças e desesperanças, e dos diversos olhares que lançamos sobre Portalegre ao longo dos tempos, tão bem transcritos pela pena de Manuel Morujo, sempre com o denominador comum do enorme amor pela nossa terra. 

(...)

Francamente, tenho a certeza de que cada leitor lerá este livro com a mesma vontade e entusiasmo com que o autor o escreveu.

Manuel Alberto Carvalho Morujo, o autor de "Poemas a Portalegre… e não só.

Porque ama Portalegre, porque não desiste da sua cidade natal, porque guarda na memória e no coração cada recanto das suas ruas… Manuel Alberto Carvalho Morujo escreve e publica este livro de poemas.

Tenho a memória bem viva

Da cidade onde nasci

Brinquei cresci e vivi

Para aqui reproduzir

Mesmo sem lá ir

Sítios por onde andei

Aqueles de que mais gostava

E pelos quais me enamorei.

(...)

Veja aqui as fotos do evento