A obra literária de Avelino Bento no jornal Alto Alentejo

12-07-2023

Somos um país de poetas... Portalegre não foge à regra.

Avelino Bento

escritor e poeta

Em todos os lugares deste país há poetas que escrevem e/ou dizem as suas poesias: poesia lírica, sonetos, quadras, repentistas, etc. 

Afinal somos um país de poetas! Temos alguns dos maiores poetas da Europa, referimo-nos sobretudo a Camões e a Fernando Pessoa. Portalegre não foge à regra. Estamos a lembrar-nos de José Duro, José Régio e Carlos Garcia de Castro entre outros. Isto a propósito de uns livros de poesia, de romance e de contos que vieram parar às nossas mãos. 

Passando os olhos por estes objectos literários e poéticos ficámos surpreendidos por serem de quem são. Trata-se de uma obra de Avelino Bento, Prof. Coordenador Jubilado da ESESC do IPP. Sabíamos que o Avelino escrevia bem, até pelo seu percurso académico, quer pelos seus objectos académicos de estudos superiores, mestrado e doutoramento, quer pelas imensas comunicações feitas pelo país e pelo estrangeiro. Agora romance? Contos? Poesia? 

Vai sair ainda este mês o seu 3º volume de poesia. É verdade, Avelino Bento jubilou-se em 2014 e em 2019, aos 71 anos, tornou-se escritor e poeta. Neste estatuto tem percorrido feiras do Livro, nomeadamente a de Badajoz onde os apresentou, bibliotecas municipais da região e das regiões de Lisboa e de Setúbal.

A poesia é o que é e, como diria Eduardo Lourenço, não é objecto de crítica; ela própria é crítica de si mesma. Ou se gosta ou se detesta, que não é o nosso caso. Mas o seu romance "A Geração que quis ser feliz" com um prefácio de Luís Miguel Cardoso, é um livro que tem paixão. Fala-nos de um amor surgido após a guerra colonial. O de contos, "Os últimos putos-neo-realistas", são estórias de miúdos que brincam na rua nos finais da década de 50, no lugar a que hoje se chama a periferia de Lisboa, mas que poderia ser noutra qualquer cidade.

Avelino Bento vai andar por aí com a sua obra e espera convites certamente para os apresentar. No dia 5 de outubro, uma apresentação com uma breve conferência assinalar a data, na cidade de Olivença, será lançada toda a sua obra incluindo o livro de poemas a sair brevemente. Para o início do próximo ano lectivo estará na ESESC do IPPortalegre a apresentar a sua última obra e proferir uma breve conferência sobre "O que é envelhecer?" Outubro será pois mais um ano de caminhar pelo país, e não só, falando e apresentando as suas obras. Sucessos Avelino Bento.

A desenvolver um trabalho de dinamização cultural na região, nomeadamente instalada em Campo Maior, está a Filigrana Editora que tem editado os livros de Avelino Bento e de outros autores da região e do país.

Jornal Alto Alentejo (12 de Julho de 2023)

Todos os livros de Avelino Bento na nossa livraria: 

Saiba mais sobre o nosso autor em: