JOSÉ SOUTINO
Obras publicadas com Filigrana Editora
TUDO NA VIDA FAZ SENTIDO
PENSANDO EM TI
Esta vontade indómita de escrever versos vem na senda de seu pai, verdadeiramente um poeta popular, que lhe incutiu, na experiência de vida, uma necessidade profunda de olhar o mundo, onde inclui os poetas, a família e os amigos.
Se para José Manuel Azinhais Soutino esta trilogia é o âmago da sua poesia de expressão popular, é nela também que privilegia o seu estatuto de observador do mundo e das relações sociais. Hoje, ao contrário do grande poeta Fernando Pessoa que dizia ser o poeta um fingidor, os poetas do mundo não ignoram as realidades e, por isso, não fingem, denunciam a verdade.
Excerto do prefácio da obra, da autoria de
Avelino Bento (Doutor em Sociologia da Cultura)
"PENSANDO EM TI"
O livro que agora se apresenta é de leitura fácil, agradável e envolvente.
Expresso o meu apreço pelo autor, o amigo José Soutino, pela sua humildade, pelo sentimento de fraternidade e simplicidade transmitido nas linhas dos seus versos.
Quando percebemos que crescemos interiormente, tornamo-nos mais sensíveis e atentos aos problemas dos outros, assumimos as nossas memórias como forma de "cuidar" o futuro.
Realço a dedicação e o empenho do autor na concretização deste sonho.
"Pensando em ti" é um projeto bonito, simples e genuíno. É também uma homenagem àqueles que ama, à família e aos amigos.
Os seus versos refletem a cultura e os costumes de uma família marcada, como tantas outras, por alegrias, tristezas e que segue o seu percurso, unida pelo amor e o carinho.
Ao lermos o amigo José Soutino, sentimos a passagem dos tempos, recordamos a história e as estórias da nossa região, e com ele viajamos pela nossa querida raia alentejana.
Todos somos importantes. Há sempre algo a fazer, a cumprir. Por muito insignificante que a nossa contribuição possa parecer, devemos assumi-la como um compromisso, um contributo para a comunidade e para o conhecimento das gerações vindouras. O amigo José Soutino dá-nos um testemunho real, saído da alma de um homem humilde e de trabalho - um contributo único.
A herança cultural de Campo Maior vai-se escrevendo na memória coletiva, um legado para o qual este livro contribui de forma original e pura, prova disso são, o jeito e o tom natural das rimas do bom amigo José Soutino.
Comendador Rui Nabeiro