JOSÉ-ANTÓNIO CHOCOLATE

Breve biografia:

JOSÉ-ANTÓNIO CHOCOLATE, economista, 63 anos, nasceu em Santa Eulália, Elvas. Vive em Setúbal. 

Muito jovem começou a publicar poemas em jornais e revistas. Foi o principal dinamizador do GPES - Grupo de Poetas e Escritores Setubalenses (1984- 1991). É membro da Sociedade Portuguesa de Autores, da APEL e da Associação "Casa da Poesia" de Setúbal. Colabora em jornais e revistas regionais, na publicação de livros de outros autores, incluindo algumas Notas de Apresentação e Prefácios. 

Tem integrado o Júri de Prémios de Poesia (entre os quais de Bocage e de Sebastião da Gama).

Obra publicada com Filigrana Editora

A VOZ DAS PALAVRAS


As palavras sobrepõem-se a qualquer idioma, dialeto ou outro linguajar, sendo forma e conteúdo, podendo o seu significado traduzir, antes de mais, a necessidade de nos fazermos entender, de comunicar. E ao termos presente uma abordagem tão ampla, mesmo no silêncio são as palavras que ganham sentido, na ausência a que se querem devotadas, para melhor exprimirmos uma vontade deliberada de não fazermos uso das palavras. As palavras foram criadas, evoluíram e continuarão a satisfazer a invenção dos que, não as achando próprias para a decifração das coisas e dos lugares, das relações e dos sentimentos, enfim de tudo o que a vida se faz e do que se pensa ir além da vida circunscrita ao bem terreno, procuram a palavra que traduza ou melhor identifique pelo nome ou na expressão procurada. E nessa marcha de aperfeiçoamento, para além de se reduzirem à função para que foram criadas, as palavras têm movimento, têm cheiro, têm voz que é preciso descobrir, porque a voz faz parte intrínseca da palavra, melhor, é a essência da palavra. Seria lugar-comum referir que, não em raras línguas e dialetos, a entoação dada às palavras as fazem ser diferentes no sentido e na substância, correspondendo a variados estados de alma. Aí tanto mais se faz sentir a voz das palavras. E que melhor para sentir a voz das palavras senão tomar-lhes o peso, quando remetidos ao silêncio as procuramos em resultado dessa atitude de aparente rejeição das palavras?! 

José-António Chocolate

Visite aqui a nossa livraria:

APRESENTAÇÃO

4 de abril - 21h00 - Santa Eulália

No próximo 4 de abril às 21h00, no Pavilhão Multiusos de Santa Eulália, terá lugar a apresentação do livro intitulado "A Voz das Palavras" do poeta José-António Chocolate, editado por Filigrana Editora.

A apresentação da obra, que será realizada por Bruno Venâncio, está inserida dentro de um espetáculo, com a atuação do Grupo de Cantares d´Aldeia e um momento de fado, que contará com as atuações de Helena Brita (Fado de Lisboa), Manuel Guerra (Fado de Coimbra), Jorge Pimentel (Guitarra) e Carlos Rafael (Viola).

A entrada ao evento (5 vozes) inclui o livro, o espetáculo e uma refeição ligeira (sopa, entradas e vinho).

Os bilhetes encontrar-se-ão disponíveis à venda, com antecedência, na Sede da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Os interessados também podem fazer a reserva de mesa contatando o autor da obra ou através do correio infofiligrana@filigrana-editora.pt